


RENOVAÇÃO ONLINE
VIDEOCONFERÊNCIA
VALIDAÇÃO PRESENCIAL
A renovação online do certificado digital é feita diretamente pelo cliente, sem necessidade de contato humano, garantindo agilidade e segurança em todo o processo.
Requisitos para realizar a renovação online:
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1 – Possuir um certificado digital em cartão ou token que esteja ativo.
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2 – Ter a biometria digital cadastrada na última emissão do certificado.
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3 – Manter o certificado conectado durante todo o processo de renovação.
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4 – Escolher o mesmo tipo de produto do certificado atual.
Etapas da renovação:
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1 – Adquirir o certificado.
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2 – Realizar o pagamento (pagamentos com cartão de crédito são liquidados automaticamente).
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3 – Aguardar o e-mail com as instruções para renovação (enviado após a confirmação do pagamento).
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4 – Emitir o novo certificado digital de forma online.
A renovação do certificado digital por videoconferência é feita entre o cliente e um Agente de Registro habilitado, responsável por validar os dados e autorizar a emissão do novo certificado digital.
Esse processo é indicado para clientes que não conseguem realizar a renovação online ou comparecer a uma unidade de atendimento para a validação presencial.
Condições para realizar a renovação por videoconferência:
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1 – Possuir um certificado digital ativo, revogado ou expirado.
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2 – Ter a biometria digital coletada na última emissão do certificado digital.
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3 – Dispor de um computador ou smartphone para realizar a videoconferência.
Etapas do processo de renovação:
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1 – Adquirir o certificado digital.
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2 – Efetuar o pagamento (pagamentos com cartão de crédito são processados automaticamente).
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3 – Agendar a videoconferência (disponível após a confirmação do pagamento).
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4 – Realizar a emissão do certificado digital.
A renovação com validação presencial é indicada para clientes que não possuem as condições necessárias para realizar o processo sem sair de casa ou que preferem o atendimento com a interação de um profissional habilitado.
Condições para realizar a renovação presencial:
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1 – Possuir disponibilidade para comparecer a uma unidade de atendimento, onde atuam profissionais habilitados em todo o território nacional.
Etapas do processo de renovação:
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1 – Adquirir o certificado digital.
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2 – Efetuar o pagamento (pagamentos com cartão de crédito são liquidados automaticamente).
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3 – Agendar o atendimento (disponível após a confirmação do pagamento).
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4 – Comparecer à unidade de atendimento para realizar a validação e a emissão do certificado digital.

O QUE É UM CERTIFICADO DIGITAL?
O certificado digital é um documento eletrônico que garante e protegem as transações online e a troca virtual de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica.
Com esta tecnologia, os sistemas de informação podem validar e reforçar os mecanismos de segurança online, utilizando a tecnologia para garantir a privacidade e confirmar autenticidade das informações dos usuários, empresas e instituições na rede.

O certificado pode serde titularidade de uma Pessoa Física, Pessoa Jurídica, Equipamento ou Aplicação. Exemplos de titularidade:
• Pessoa Física: ume-CPF emitido para PESSOA FÍSICA.
• Pessoa Jurídica: ume-CNPJ emitido para PESSOA JURÍDICA.
• Equipamento/Aplicação: um certificado de servidor emitido para um common name (host domínio).

Para saber qual certificado digital você precisa, é necessário definir o seu uso (para pessoa física ou jurídica) e, em seguida, escolher o tipo de armazenamento (A1 ou A3). A escolha correta depende de fatores como a sua necessidade, a frequência de uso e o nível de segurança exigido.

Um documento assinado digitalmente tem a mesma validade jurídica do equivalente em papel assinado de próprio punho, além de oferecer validade jurídica, não permite que a pessoa que o assinou diga que não foi ela, já que o Certificado Digital não admite o ato de não-repudio.






